quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

LER, PENSAR, PARTILHAR A LEITURA EM ÉVORA

Em Évora reune-se um grupo que podia ser mas não é exactamente uma Comunidade de Leitores. Um grupo de professores que pretendem reflectir sobre a leitura e as formas de incrementar a leitura e a sua partilha entre os alunos de uma escola e fora do espaço curricular.

Mais do que isso. Trata-se de um grupo que procura lançar a prática da partilha de leituras entre professores e pais. Partilha das ficções que cada um constrói na leitura de um mesmo livro, partilha de inquietações e sonhos que vêm à tona das palavras quando pomos em comum este vício bom que é ler.

Como é natural, um grupo que quer pensar sobre leitura, tem de ler. Por isso, é a partir da prática da partilha de leituras que procuramos entender e criar um modelo de organização e de dinâmica novas Comunidades de Leitores que daqui se pretende que venham a nascer.

A iniciativa é patrocinada pela Câmara Municipal de Évora. A casa que nos alberga é a Escola EB23 André de Resende. E, mais cedo ou mais tarde, este caminho terá de dar frutos. Desse caminho continuarei a dar notícias.

Sem comentários: