sábado, 21 de setembro de 2013

6 ANOS DE QUERIDASBIBLIOTECAS

Faz hoje 6 anos que iniciei as QUERIDASBIBLIOTECAS. E cá continuo. Não se trata de comunicação de massas. Mas já recebeu quase 160.000 visitas. Gente de bem, estou certo. Gente que partilha valores, paixões, e a grande importância que damos à leitura e à escrita.

Publico aqui mais abaixo o texto do primeiro dia há 6 anos. Está razoavelmente actualizado Eram 3 bibliotecas José Fanha que havia à data. Agora já são 8. Vários livros dei entretanto à estampa.

É claro que os anos foram dando sinal nas dobradiças do corpo. Mas, apesar das indispensáveis desilusões, as convicções, as paixões, a entrega à vida e à palavra dita e escrita, essas continuam com toda a força.

A todos os que por aqui passaram, um grande abraço, muita ternura e vão aparecendo mesmo em silêncio andamos à volta uns dos outros. E isso é muito bom




Cada vez mais as Bibliotecas fazem parte da minha vida.

Gosto de livros. Melhor, gosto de ler. Gosto tanto de ler que não sou capaz de passar um dia sem ler pelo menos uma história, uma página de um romance, um poema, qualquer coisa.

Gosto muito de ler para mim em silêncio e de ler em voz alta. De ler para os outros e de partilhar com todos as viagens, as aventuras, as emoções que a leitura me traz.

Gosto de passear pelas bibliotecas e reencontrar esses velhos amigos que são os livros já lidos. Olha “Os Três Mosqueteiros”! E “O velho que lia romances de amor”! E “O Principezinho”! E “As aventuras de João Sem Medo”!

Também gosto de conhecer novos livros. Deixam água a boca e uma vontade enorme de pegar neles e desatar a lê-los.

Adoro as Bibliotecas. Mas não é só por causa dos livros. É também pelas pessoas que lá trabalham. E as que entram para ler. E as que saem com os livros emprestados debaixo do braço. E as que lá vão contar histórias. E as que escrevem essas histórias.

Também eu gosto de escrever histórias e poemas. Por isso é que vou a muitas escolas e Bibliotecas para ler os meus livros e conhecer os meus leitores. É como se fossemos todos da mesma família. Uma família que encontra um bom bocado de felicidade em volta das palavras, dos livros e das leituras.

Por tudo isto é que, cada vez mais, as Bibliotecas fazem parte da minha vida.

E agora há ainda mais uma razão para estar tão ligado às Bibliotecas. Vai inaugurar-se a terceira Biblioteca com o meu nome! Primeiro foi o Centro de Recursos da Escola EB 23 da Venda do Pinheiro, depois a Biblioteca da EB 1 nº3 do Cacém e, finalmente, inaugura-se no dia 26 de Setembro a Biblioteca José Fanha da Escola EB 1, JI do Olival Basto

Imagine-se! Três Bibliotecas! É um mundo! Não sei se mereço tanto carinho. Não sei se consigo acrescentar-lhes alguma coisa ao muito que já fazem.

Por isso criei este blog para todos, alunos e professores destas e de todas as escolas e de todas as Bibliotecas. Para partilhar as histórias e poemas que vou escrevendo, coisas malucas que ás vezes me acontecem como acontecem a toda a gente, livros e filmes de que gosto muito especialmente, e mais as memórias antigas, algumas fotografias, enfim, bocados grandes e pequenos do que tem sido a minha vida à volta de palavras e livros e leituras.

3 comentários:

Teresa disse...

Parabéns às QUERIDASBIBLIOTECAS!
Mas parabéns sobretudo ao José por ser um incansável encantador de palavras!
As bibliotecas e os leitores agradecem!

BE/CRE Maria Veleda disse...

Parabéns, por teres dado um cunho tão especial às Queridas Bibliotecas. As tuas palavras são sempre bem-vindas, é uma satisfação lê-las de uma ponta à outra. Continua com esse teu espírito jovem, a animar também os nossos jovens nas bibliotecas e a incutir-lhes o prazer da leitura. Bem-hajas.
Abraço
Ana Maria Paiva

Jack Duarte disse...

E as Bibliotecas também gostam muito de si...:) Ao longo desta semana as palavras do seu "Menino já crecido" ecoaram na receção às novas turmas no Centro de Recursos Poeta José Fanha (a primeira das oito:) e foi vê-los a pedirem para requisitar o livro. Haverá melhor recompensa para as "queridas bibliotecas"...?!

Obrigada e parabéns por este "diário de um menino já crescido"!

Beijinho,

Jacqueline