terça-feira, 17 de setembro de 2013

A BANDA SONORA DA MINHA JUVENTUDE - 20

Guardei para última canção desta viagem pelos anos 60, "ALL YOU NEED" dos Beatles.

Creio que ouvi-la foi um momento único na minha vida, um momento em que voei a uma altura incomensurável.

A Wikipédia diz sobre esta canção:

"Em 1967, a equipe do canal londrino BBC convidou os Beatles a participarem do primeiro evento transmitido mundialmente via-satélite, ao vivo simultaneamente para 26 países: o programa Our World. Esse trabalho envolveu redes de TV das Américas, Europa, Escandinávia, África, Austrália e Japão.
Foi então solicitado que o grupo escrevesse uma música cuja mensagem pudesse ser entendida por todos os povos do planeta. John Lennon e Paul McCartney começaram a trabalhar separadamente em diferentes letras, até que Lennon acabou escrevendo esse clássico que se encaixou perfeitamente ao objetivo proposto, pois a mensagem de amor contida na canção poderia ser facilmente interpretada ao redor do mundo.
Os Beatles foram transmitidos ao vivo diretamente do Abbey Road Studios em 25 de junho de 1967. A canção foi gravada durante a apresentação, embora eles tivessem preparado antecipadamente – num período de cinco dias – as gravações e a mixagem antes da transmissão. A letra trazia uma mensagem de paz nos tempos da Guerra do Vietnã. Os Beatles convidaram vários amigos para participarem do evento, cantando o coro da canção, entre eles Mick Jagger, Eric Clapton, Marianne Faithfull, Keith Moon e Graham Nash. O programa foi visto por cerca de 350 milhões de pessoas e foi responsável por eternizar ainda mais o nome dos Beatles na História da Humanidade. A gravação desta apresentação pode ser encontrada no álbum Yellow Submarine."

A minha memória atraiçoa-me. Recordo-me de ver esta canção em directo na RTP, sim, mas associava-a à passagem de ano de 67 para 68. Ou Julho ou Dezembro, era 67, o ano de todos os sonhos. Foi para mim um momento de quase indiascritível emoção, um rasgão da negra comunicação no tristíssimo Portugal de então. Chorei a ouvi-la. Era uma cação de paz, de paz, DE PAZ! E nós, é bom que se lembre, estávamos em guerra.


THE BEATLES - ALL YOU NEED IS LOVE

2 comentários:

Licínia Quitério disse...

Estive em Londres nesse Agosto de 67 e por todo o lado soava a canção. Olha de que me foste lembrar.
"That's what we need..."

Beijinho.

Artur Coelho disse...

pessoalmente passei a admirar a banda quando descobri isto: https://www.youtube.com/watch?v=spjcPS4ekOA