domingo, 22 de dezembro de 2013

BOM NATAL

Não sei se o Natal era melhor neste tempo. É provável que não.

Estávamos ligados pela palavra que era levada nas cartas e postais pelos CTT.

Sempre tive simpatia pelos CTT. Faziam parte da nossa vida. Sempre gostei de receber cartas e enviar cartas. Aerogramas com letrinha cuidada para o meu Pai em Moçambique e Angola, postais enviados a meio da semana do Colégio Militar para a minha Avó e a minha Mãe, cartas adolescentes para as amigas, namoradas, correspondentes, na Suécia, no Brasil, a Austrália, os relatos assombrados sobre os tempos em que fui arquitecto na Guiné ou guionista em Cabo Verde, os abraços aos amigos nos aniversártios e nas Festas.

Às vezes punha as cartas nos marcos de correio, outras nas próprias estações. E sabia que mais cedo ou mais tarde o carteiro havia de ir entregar a minha carta a pé ou de bicicleta.

Agora temos os mails e os SMS's. Não é melhor nem pior. Perdemos o gesto, o desenho da letra e o seu afecto. É diferente. Mas o importante são mesmo as palavras, a sua doçura e a sua magia.

De qualquer maneira, lá que tenho pena que os CTT já não sejam os nossos CTT, tenho.

2 comentários:

Olímpio disse...

Exmo Sr Fanha
Cumprimentos
Esta mnahã ao falar com o meu colega Joaquim Pinto, vosso amigo,tomo agora a liberdade de o saudar e descobrir o seu valioso espaço cultural; Queridas Bibliotecas, que desconhecia.
Cabeleireiro/ barbeiro de profissão, emobora modestamente, dou por mim respeitador do saber dos outros o que me ajuda a pensar melhor www.olimpiofernandesbloguespot.com Aceite o meu abraço

Olímpio disse...

Exmo Sr Fanha
Cumprimentos
Esta mnahã ao falar com o meu colega Joaquim Pinto, vosso amigo,tomo agora a liberdade de o saudar e descobrir o seu valioso espaço cultural; Queridas Bibliotecas, que desconhecia.
Cabeleireiro/ barbeiro de profissão, emobora modestamente, dou por mim respeitador do saber dos outros o que me ajuda a pensar melhor www.olimpiofernandesbloguespot.com Aceite o meu abraço